13 de outubro de 2013

Conheça o Pinnacle Game Profiler, o melhor emulador de joysticks para Windows


Quem está acostumado a emular joysticks no Windows para rodar alguns jogos no pc de maneira semelhante aos consoles, já deve conhecer programas como o Xpadder e o JoyToKey. O Xpadder era uma ótima solução até os tempos de Windows XP, porém, nas versões do Windows 7 para cima o mesmo deixou de ser atualizado e passou e enfrentar problemas de compatibilidade, sendo necessária toda uma "gambiarra" para fazê-lo funcionar. O JoyToKey, apesar de estar funcionando, não oferece boa compatibilidade com alguns joysticks (no meu caso, não deu suporte aos gatilhos do joystick de Xbox 360 - RT e LT).

Procurando uma alternativa totalmente funcional para o Windows 8, encontrei o Pinnacle Game Profiler, simplesmente o melhor emulador de joysticks que já vi. Além de reconhecer praticamente todos os joysticks e configurá-los automaticamente (sem ser necessário fazer todo o mapeamento de teclas como nos softwares anteriores), o programa permite que se crie perfis de configuração para cada jogo, e eis a jogada de mestre: você pode baixar as configurações diretamente pelo programa, bastando apenas procurar pelo jogo na página do programa. O joystick será automaticamente configurado para oferecer a melhor experiência de maneira semelhante à dos consoles de acordo com cada game. 


O programa permite que se controle o Windows pelo joystick, além de possuir diversas outras funções. Recomendo para games mais antigos, dos tempos de PS2, por exmplo (já que os games mais atuais reconhecem os joysticks oficiais sem a necessidade de usar emuladores). Funcionou perfeitamente com games como Guitar Hero 3, Guitar Hero World Tour e GTA San Andreas, deixando-os controles totalmente iguais aos do Playstation 2. 
RESUMINDO: O PINNACLE GAME PROFILER DÁ UM PAU EM QUALQUER OUTRO EMULADOR DE JOYSTICKS QUE VOCÊ JÁ TENHA USADO.


(Siga as instruções do arquivo "readme" para instalar e ativar.)

(Versão para testes, totalmente funcional, com tempo de uso limitado.)

Se o programa funcionou corretamente e você passará a usá-lo daqui para frente, ou se você não conseguiu instalar por não manjar das manjarias de um software crackeado, adquira uma licença do mesmo, são apenas 10 dólares ;)